como fazer o avião de papel?

Brincadeira de criança? Existe até campeonato mundial dos aviõezinhos. Aprenda a fazer um modelo recordista e as técnicas usadas pelos competidores.


Aviões de papel são muito divertidos e fáceis de fazer em casa com apenas uma folha em sua frente. Há muitos estilos que você pode tentar para descobrir até onde voam.

Projetos mais avançados podem ajudar o avião a ficar no ar por mais tempo e a chegar mais longe. Pegue um pedaço de papel e você estará pronto para começar!

avião de papel
Avião de Papel construido

1 Dobre ao meio uma folha de papel Carta

Pegue uma folha de papel de 22 x 28 centímetros e coloque-a sobre uma superfície plana. Dobre-a longitudinalmente, deixando-a no formato de um longo retângulo. Firme o vinco com a sua unha antes de voltar a desdobrar o papel.

montagem de um avião de papel
Montagem de um Avião de Papel

2 Traga os cantos superiores em direção ao vinco central

Quando o papel estiver novamente plano na superfície, pegue um dos cantos superiores e dobre-o até alcançar o vinco recém-feito, tomando a forma de um triângulo. Repita o mesmo do outro lado para que o topo do papel se assemelhe a uma ponta.


3 Volte a trazer os cantos superiores em direção ao vinco central

Traga o novo topo em um dos lados do papel e dobre-o rumo ao vinco central para formar um triângulo longo. Passe a unha ao longo do vinco formado para firmá-lo no lugar. Dobre o outro canto da mesma forma, e o papel se parecerá a um grande triângulo.


4 Dobre o papel ao longo da linha central

Use o primeiro vinco como guia para a sua próxima dobra. A seguir, dobre o avião ao meio, ao longo da linha central, de modo que os triângulos formados estejam na parte de dentro. Deslize a unha pelo vinco para firmá-lo no lugar.


5 Firme o lado angulado em direção ao meio para formar as asas

Traga o lado angulado do papel rumo à dobra recém-feita na linha central. Firme o vinco do papel com o nó do dedo ou uma das unhas. Vire o avião de papel e passe a criar a asa do outro lado. Quando ambos os lados estiverem já dobrados e firmes, desdobre-os apenas até aplanar o topo do avião.

Escreva seu comentário